Estava procurando compilar a LIB gtxwc no Linux e achei estas dicas que podem ser úteis a quem estiver precisando dessas bibliotecas. Instale todos os pacotes de amarelo e, se for o caso, recompile o harbour depois com "make clean" e "make".
You'll need these packages to compile certain contribs and optional Harbour features:
Eu já tive problemas com MEMOREAD/MEMOLINE para extrair informações de cada linha porque sempre tinha alguma coisa do além no início da primeira linha ou no final que atrapalhava tudo, então dependendo do caso eu tinha que criar linhas de tamanho fixo para tentar contornar a coisa.
Quando descobrí o HB_FUSE() a coisa ficou mais simples porque ele abre o arquivo como se fosse um DBF e extrai as linhas direitinho sem erro. Essa função não é nativa do Clipper, veio com o [x]Harbour.
Já postei sobre como agilizar o tráfego na rede utilizando arquivo de índices com filtros, ou seja, colocando condições na criação do índice. Fica muito mais rápido do que usar SET FILTER.
Entretanto, esbarrei num problema sério quando fui implementar meu sistema com o LetoDBf porque nas minhas condições o Leto só enxergava os campos de DBF e não enxergava as variáveis de memória porque os DBFs rodam no servidor e as variáveis localmente, mesmo declarando-as como variáveis públicas não dava certo.
O exemplo abaixo utiliza o webservice grátisVIACEP para consultar o CEP dos Correios na internet e trazer o endereço para uma variável hash tornando muito mais simples a sua compreensão e utilização. Webservices costumam se conectar direto na fonte trazendo dados atualizadíssimos, confira no rodapé do site do VIACEP a data da base de dados.
Veremos nesta matéria como colocar a tela cheia do seu sistema usando o [x]Harbour.
Com isso você também resolve o problema do SETMODE no Windows 10. No Windows 7 não há problemas com o SETMODE, você pode alterar de 25 linhas para 43 sem problemas, mas no Windows 10 ele fica nas 25 linhas e acaba cortando as linhas 25 a 42 que deveriam ser mostradas na tela.
INSTALANDO UMA PASTA COMPARTILHADA NO LINUX COM O SAMBA
Dessa forma você vai conseguir enxergar a pasta onde estão os DBFs no Windows, se for esse o seu objetivo. Daí, vai poder rodar o servidor LetoDBf como serviço do Windows apontando para esta pasta que vai ficar parecendo como se fosse uma pasta do Windows.
Para criar o servidor letodb no Linux você pode praticar instalando o Harbour e o LetoDBf em uma máquina virtual com o VirtualBox para criar o binário dele.
Comentários recentes