Para trabalhar com imagens em seu programa você precisa criar um arquivo de RESOURCE dando um nome para a imagem, o tipo ICON ou BITMAP, e o nome do arquivo de imagem entre aspas. Abaixo cito um exemplo de como criar um arquivo resource de extensão .RC
É o primeiro passo para colocar fotos, ícones no .EXE, imagens nos botões etc.
ICO_CBTU ICON "CBTU.ICO" ICO_OK ICON "OK.ICO" ICO_NO ICON "CANCEL.ICO" ICO_DC ICON "DOCS.ICO" BTN_OPN BITMAP "OPEN.BMP" BTN_SAI BITMAP "DOOR.BMP" BTN_ARQ BITMAP "CL_FL.BMP" BTN_OK BITMAP "OK16.BMP" BTN_NO BITMAP "NO16.BMP" BTN_LX BITMAP "RECYCLE.BMP" BMP_LOGO BITMAP "CBTU.BMP"
Esse arquivo deve ser compilado para se transformar em um arquivo resource com a extensão .RES
Digamos que você queira apenas colocar um ícone no executável, crie um arquivo .RC com uma linha apenas como no exemplo abaixo:
ICO_CBTU ICON "CBTU.ICO"
Para compilar você pode usar o Borland Resource Compiler que vem no compilador C da Borland. Ache-o na pasta BCC55\BIN\BRCC32.EXE
Basta compilar chamando o arquivo sem parâmetro nenhum.
E:\PROGRAMAS\CONTROLI>BRCC32 CONTROLI.RC
Borland Resource Compiler Version 5.40
Copyright (c) 1990, 1999 Inprise Corporation. All rights reserved.
Aí foi criado o arquivo CONTROLI.RES
Com o hbmake do xHarbour fica assim:
Resultado:
Comentários recentes