Clipper no Windows 64Bits

Erro no Windows 7 64bits

INTRODUÇÃO

Se a sua versao do Windows é para 64bits você não irá conseguir rodar o Clipper, pois este foi constituído numa plataforma de 16bits.

Um sistema operacional de 64 bits roda 32 bits, mas não roda 16 bits, enquanto que, um sistema de 32 bits roda 16 bits, mas não roda 64 bits.

O Windows de 32Bits só consegue gerenciar até 3GB de memória. Se você tiver 4GB ou mais de memória e você consultar as Propriedades do Sistema, verá 2,99GB de RAM. Não é problema de memória! Então, caso você tenha 4GB ou mais, vai ter que instalar o Windows de 64Bits.

Um sistema de 64 bits quer dizer que ele processa 64bits de uma só vez, ou seja, processa mais bits ao mesmo tempo do que um de 32bits ou 16bits. Portanto, processa mais rápido! Faz cálculos maiores também!

Enfim, não fugiremos do tema, se quiser saber mais sobre 64 bits, consulte esta página da própria Microsoft: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/64-bit-support

WINDOWS 7 (SEVEN) 64bits RODANDO CLIPPER

Existem alguns emuladores de "máquinas virtuais" onde você instala qualquer Sistema Operacional dentro dele. Vamos ensinar aqui como você vai fazer isso com o VIRTUAL BOX.

Baixe o Virtual Box (Clique no link abaixo)

  • VirtualBox 4.1.6 for Windows hosts x86/amd64

Instale o aplicativo com as opções padrões. Você poderá instalar qualquer sistema operacional dentro do Virtual Box.

Você terá que instalar o sistema operacional de 32 bits que roda o Clipper. Eu escolhi o Windows XP.

O Virtual Box separa um determinado espaço do seu HD para transformá-lo num HD virtual onde você vai instalar e rodar o sistema operacional que você desejar dentro de uma janela como se fosse um aplicativo comum no seu computador.

Você vai precisar do disco de instalação do Windows XP para instalar ele dentro do Virtual Box como se fosse instalar ele normalmente num Hard Disk (HD) formatado.

O problema é que quando estiver pronto, suas pastas do computador não irão aparecer! Pois, naquele "disco virtual" só tem o Windows que você acabou de instalar! Para resolver isso, faça o seguinte:

Vá na barra de menu DISPOSITIVOS e clique em INSTALAR ADICIONAIS PARA CONVIDADO.

Depois de INSTALAR ADICIONAIS PARA CONVIDADO, vá em PASTAS COMPARTILHADAS e clique no ícone de uma pasta com sinal de + (mais), então vai aparecer uma janela. Onde tem "caminho da pasta" nesta janela, selecione "outro", então selecione "computador" e unidade raíz "Disco Local (C:)". Marque "Montar automaticamente" e "Tornar Permanente". Confirme no botão "OK".

Você agora precisa reiniciar a máquina virtual para que as pastas compartilhadas apareçam. Na barra de menu, clique em "Máquina" e então "Reiniciar".

O Virtual Box vai atribuir uma letra de unidade de drive ao seu compartilhamento, por exemplo, vai dizer que "E:" é seu "C:".

Daí, é só você ir em MENU INICIAR > PAINEL DE CONTROLE > DESEMPENHO E MANUTENÇÃO > SISTEMA, então selecione a aba AVANÇADO e clique em "Variáveis de ambiente" para configurar a instalação do Clipper, com as variáveis CLIPPER, INCLUDE, LIB, OBJ e não esqueça de colocar o caminho da pasta BIN do Clipper na variável PATH também!

VOILÀ! Agora você pode executar o Clipper dentro do Windows XP dentro do Virtual Box!

A gente sempre arruma um jeitinho para rodar o Clipper! VIVA O CLIPPER!

Virtual Box com XP no Win7 64bits