Controle de saldo em estoque

Amigos, Tenho um sistema rodando há quase 20 anos em uma loja de materiais de construção, desenvolvi NFe, EFD ICMS/IPI e atualmente desenvolvendo a EFD CONTRIBUIÇÕES, só que as vezes ocorre do estoque ficar negativo e um dos motivos é o seguinte, vou tentar exemplificar: Na empresa tem o servidor e 8 terminais no balcão, no balcão 1, o vendedor digitou o produto 10, seu saldo em estoque é 20, na quant.vendida informou 15, lógico, o sistema verificou o saldo em estoque e liberou, porém a venda ainda não foi gravada, o sistema está aguardando a digitação de novos itens, Neste momento, no balcão 2 e nos outros, logicamente este mesmo produto 10 poderá ser vendido, no momento que o vendedor informa a quantidade 8 por exemplo, o sistema checará o saldo, e aí o que acontece, o saldo do produto 10 ainda estará 20, pque a venda anterior ainda não foi confirmada, o sistema libera a quantidade informada e aí na gravação das 2 vendas, é onde acontece de ficar negativo que, neste exemplo, o saldo do produto 10 ficará -3, e aí imaginam numa loja com quase 7000 itens. Enfim, até peço desculpas pque isso é um controle bem básico que todo sistema deve ter mas, como essa parte do sistema foi feito bem no começo, depois me envolvi com outras coisas e passei um bom tempo sem mexer nesse sistema, e acabei que não montei uma rotina segura e funcional p/ evitar esse tipo de falha, agora, devido as obrigações de NFe e SPED, o cliente me procurou e voltei a mexer, como está muito corrido, peço opinião, por gentileza, aos colegas sobre como montar um controle p/ evitar esse tipo de situação que jamais pode ocorrer devido agora as obrigações fiscais. Fico no aguardo, Atte.

Campo reserva

Você tem que criar um campo quantidade virtual que trabalhe com reserva para que assim que passar o produto a quantidade fique reservada. Após a compra é dado baixa no quantidade física pela baixa na quantidade virtual (que foi reservada). A disponibilidade deverá ser feita pela quantidade virtual reservadas ainda não compradas. Logicamente, se o cliente desistir da compra, deve-se cancelar a reserva e deixar a quantidade física intacta.
Anderson Cardoso Silva