Clipper no Windows 95/98/ME/2000/NT/XP

Clipper no Windows 95/98/ME/2000/NT/XP

 

A configuração abaixo é para o programador (Para o usuário, você pode remover as variáveis de ambiente LIB, OBJ, BIN e INCLUDE).

Considere que o Clipper foi instalado na unidade C:, no diretório Clipper5 e dentro dele tenha os subdiretórios LIB, OBJ, BIN e INCLUDE.

 

Vamos partir da instalação do Clipper que tem 2 disquetes, mas se você copiá-los para uma mesma pasta do HD não vai funcionar.

 

Isso tudo porque simplesmente tem um arquivo de mesmo nome em ambos os disquetes chamado DISK.ID. Então faça o seguinte:

Você também pode jogar tudo numa pasta só, basta controlar a informação que tem dentro do arquivo DISK.ID corretamente que é o seguinte:

CA-Clipper 5.2
5.2
Installation Disk 1

No disco 2, só muda a última linha que vai ter "Installation Disk 2". Aí, quando pedir o disco 2, pode voltar ao Windows e editar o arquivo DISK.ID com o Notepad e gravar a informação correta. Depois, voltar a instalação normalmente.

Windows 95/98

 

Inclua estas linhas no AUTOEXEC.BAT:

Inclua estas linhas no CONFIG.SYS:

Reinicie a máquina para que as configurações tenham efeito.

Windows ME

A chave de registro do Windows é editada por meio do aplicativo chamado REGEDIT, vá em Menu Iniciar, Executar e digite REGEDIT e tecle <Enter>.

Windows 2000/XP/NT

Essas versões do windows não tem os arquivos de configuração AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, necessários para determinar a quantidade de arquivos a serem abertos por um aplicativo MS-DOS.

Abra o arquivo AUTOEXEC.NT que está no diretório WINDOWS \ SYSTEM32 e inclua estas linhas :

Outra forma de incluir variáveis de ambiente no Windows 2000/XP/NT (principalmente se o Windows não puxou estas variáveis de ambiente do AUTOEXEC.BAT), é seguir os seguintes passos:

INICIAR PAINEL DE CONTROLE SISTEMA AVANÇADO

VARIÁVEIS DE AMBIENTE

Clique no menu "Iniciar", depois em "Painel de Controle". Escolha então "Sistema".

Na janela que abrir, clique na aba "Avançado" e depois no botão "Variáveis de Ambiente".

Na próxima tela, clique no botão "Nova" do quadro "Variáveis do sistema".

Coloque o nome da variável no primeiro campo e o valor no segundo.

 

 

 

 

Para testar se conseguiu configurar as variáveis de ambiente, use o comando SET no prompt do DOS.

Talvez você precise dar uma pausa para enxergar tudo, então use: SET |MORE ou então mande a saída do comando para um arquivo e abra com o Edit ou Notepad, use o parâmetro ">nome do arquivo" com o comando, assim: SET >AMBI.TXT, depois é só abrir o arquivo criado AMBI.TXT e ver todas as variáveis de ambiente criadas. Talvez você queira mandar esse arquivo para um amigo ou postá-la num fórum para mostrar como está seu ambiente e pedir ajuda.

Naquele mesmo diretório, abra o CONFIG.NT e inclua o seguinte comando:

Reinicie a máquina para que as configurações tenham efeito.

 

Ambiente para cada versão do Clipper

Dependendo da versão do Clipper que você esteja utilizando, os parâmetros da variável CLIPPER deverão ser precedidos de ponto e vírgula (;) ou barras duplas (//).

 

Exemplo para o Clipper v.5.2e:

SET CLIPPER=//F:225 //DYNF:8 //SWAPK:65535 //SWAPPATH:"C:\TEMP" //TEMPPATH:"C:\TEMP"

 

Exemplo para o Clipper v.5.0a:

SET CLIPPER=F225;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\TEMP"

 

  Para maiores informações, consulte o Norton Guide (NG) em:

 

OPTIONS DATABASE CA-Clipper 5.2 » Utilities VIEW ENVIRONMENT SET CLIPPER
 

Ou


OPTIONS DATABASE Clipper 5.00a » Utilitários CLIPPER AMBIENTE SET CLIPPER

 

 

TELA COM 25 LINHAS NO WINDOWS XP

"Janela x tela inteira: rode o seu programa, que vai aparecer em uma janela, certo? Clique nele com o botão direito do mouse (na barra de tarefas) e vá em "padrões". Altere para 80 x 25 tanto o tamanho do buffer da tela quanto o tamanho da janela. Pronto. da próxima vez, o seu prg vai abrir em tela inteira! Independente disso, você pode alternar entre janela e tela inteira teclando ALT ENTER...". Por Eolo Ventura.