Recomendação para os novos adeptos do Clipper.

Os anúncios devem ficar desbloqueados para que este site exista e continue gratuito.

Foto de Major Anilto

Categoria: 

Clipper - é a linguagem xBase de maior sucesso. Sua última versão foi o 5.3b
Harbour - é a linguagem que sucedeu o Clipper, um projeto aberto de uma porção de Clippeiros. Pensada para ser 100% retrocompatível com o Clipper e CAtools. Compila em diversos sistemas operacionais, tanto modo texto quanto modo gráfico. Incorporou também o natimorto CA-VO.

hbgi, hbqt, hbui, HwGUI, ooHG, qt5xhb, T-Gtk, WebSocket, wxHarbour, xHGtk são bibliotecas gráficas para Harbour que compilam no modo gráfico (janelas)

HMG - É a biblioteca gráfica mais completa e atualizada, feita especialmente para produzir programas em modo gráfico (janelas).

HMG Lights - IDE da HMG (Harbour MiniGUI), que tem ferramentas de desenvolvimento de formulários (telas), tipo Delphi.

HMG Extended - É a IDE sucessora da HMG Ligths, atualmente a mais utilizada e atualizada das IDEs para Harbour.

Marinas IDE - Outra IDE gráfica baseada no Harbour e QT5.

FIveWIn, Xailer, xHarbour Advantage Database Server, ADVPL, e outras, são implementações comerciais do CA-Clipper e Harbour (o xHarbour é um fork do Harbour que tem também uma versão livre, mas, afora sua versão comercial, não está sendo atualizado).

Atualmente a linguagem Harbour está na versão 3.0 (oficial), mas tem a versão 3.2 (estável), que é a mais atualizada até o momento. Também tem uma versão 3.4, mas as melhorias desta versão foram incorporadas à versão 3.2, que tende a se tornar a versão oficial da linguagem, inclusive a HMG é baseada na versão 3.2.

Para HMG, a IDE oficial é a Harbour Minigui Extended Edition, cuja versão atual é a 20.03, publicada em 31Mar20. Essa IDE recebe regularmente correções e melhorias.

Sugiro, para quem pretende trabalhar com Harbour, que aprenda a trabalhar no modo gráfico com HMG (usando a IDE extended), e também no modo texto, usando a compilação 3.2 do Harbour (no modo console). Sugiro também dar uma olhada no "Designer para formulários MiniGui", do Ivan Marcelino ( https://www.youtube.com/channel/UCoJugNWHx1_sYgtUqp1KaCw ).

Atualmente Harbour é multiparadigma (estruturada, orientada a banco de dados, orientada a objetos, e, de certa forma, funcional, por conta do blocos de códigos, que são uma espécie de "clausuras" típicas das linguagens funcionais). Também trabalha facilmente com SQL (SQLite, MySQL, MariaSQL, PostGREE, e outros).

Outra sugestão é abandonar de vez aplicativos como DOSBox e VDosPlus, isso não tem futuro, pois com pouco trabalho, os programas em Clipper podem ser atualizados para Harbour e podem funcionar muito melhor nos modernos sistemas operacionais, sem precisar desses emuladores.

Sejam bem vindos ao mundo Harbour, o porto seguro do Clipper.

Total votes: 0